4.ª Edição do Diving Talks em Lisboa reúne os maiores especialistas de mergulho do mundo

10-10-2024

Entre os dias 18 e 20 de outubro, a Cordoaria Nacional, em Lisboa, abrirá as suas portas para a 4.ª edição do Diving Talks, organizada pela Portugal Dive. Este é o principal evento internacional dedicado ao mergulho, que, ao longo de três dias, reunirá os mais conceituados especialistas, exploradores, cientistas e profissionais da tecnologia subaquática.

Nesta edição do Diving Talks, iremos contar com oradores de referência no merguho como Kirk Krack, que treinou atores de Hollywood para cenas subaquáticas em filmes como "Avatar: The Way of Water" e "Star Wars: Rogue One". Sami Paakkarinen, que se tornou uma referência na modalidade após o resgate no sistema de grutas Plura, na Noruega, também estará presente. Phil Short, famoso pela exploração da Gruta Cheve, um dos sistemas de grutas mais profundos do mundo, no sul do México, e Nuno Gomes, recordista de mergulho no Mar Vermelho com uma descida a 271 metros, são alguns dos oradores que irão enriquecer o evento.

Este ano, a inauguração do Diving Talks, contará com a presença da Secretária de Estado do Mar, Dra. Lídia Bulcão. A sua participação realça a importância do evento na promoção do mergulho e da conservação marinha em Portugal, sublinhando também o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável da costa do país.

O Diving Talks apresenta uma ampla gama de atividades e apresentações, incluindo palestras com mergulhadores de renome, workshops e exposições sobre as mais recentes tendências e tecnologias no mundo do mergulho. Durante os 3 dias, o evento irá abordar vários aspectos da modalidade de mergulho, como o mergulho técnico, a exploração, a conservação marinha, bem como a fotografia e videografia subaquática, entre outros. O público terá a oportunidade de interagir com figuras de destaque na comunidade de mergulho e de descobrir novos destinos para praticar esta modalidade.

Pelo 4º ano consecutivo, o evento irá acontecer em Lisboa, dado que Portugal se destaca como um destino ideal para a prática do mergulho. O continente, juntamente com os seus arquipélagos dos Açores e da Madeira, proporciona condições excecionais para mergulhar durante todo o ano, do Norte ao Sul do país. Paralelamente, em todas as ilhas dos Açores e da Madeira, os mergulhadores encontram uma infraestrutura de excelência, tanto para mergulho recreativo como técnico. Além disso, têm à disposição uma ampla variedade de ambientes para explorar, desde grutas e naufrágios até mergulhos em profundidade.

Arlindo Serrão, CEO do Diving Talks, destaca a importância do mergulho para o futuro económico e ambiental de Portugal: "O mergulho tem o potencial de ser um motor de crescimento económico e de valorização ambiental para Portugal. Ao atrair turistas, promover a conservação dos ecossistemas marinhos e criar empregos, esta atividade pode contribuir significativamente para um melhor crescimento económico. É essencial que continuemos a investir e a promover o mergulho como uma atividade sustentável e muito interessante do ponto de vista económico. O Diving Talks tem como objetivo não só promover o mergulho, mas também sensibilizar para a importância da preservação dos nossos oceanos."

O Diving Talks será também o palco da maior coleção de fotografia subaquática do mundo, a Underwater Photography Collection. Esta coleção reúne uma seleção de fotografias de artistas reconhecidos internacionalmente, que capturam ambientes e criaturas subaquáticas de diversas partes do planeta. A criação e desenvolvimento desta coleção sublinham que a fotografia subaquática transcende a mera reportagem: trata-se de uma forma de expressão artística.

Com um conjunto de oradores de renome internacional, temas variados e uma organização que promove a interatividade, o Diving Talks assume-se como o Europe Premier Diving Summit. Os bilhetes já estão disponíveis na plataforma EventBrite. O bilhete diário custa 50€ e o passe geral 75€.