Encontro internacional de Harley-Davidson reúne mais de cem mil pessoas em Cascais
O maior encontro internacional de motos Harley-Davidson, que este ano se realiza no concelho de Cascais, entre os dias 13 e 16 de junho, espera 35.000 participantes e mais de 100.000 visitantes, antecipou a organização.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, espera-se que a concentração tenha "efeitos positivos muito além do concelho".
"A concentração 'Harley' foi dos maiores eventos que alguma vez acolhemos em Cascais. Esgotámos hotéis e restaurantes e criou-se um espírito de festa e partilha muito grande", referiu na apresentação, segundo informação da autarquia.
Durante os dias da concentração, o presidente estima que a ocupação hoteleira do município se encontre "muito próxima dos 100%", com um retorno económico expectável "para a região superior aos seis milhões de euros registados em 2012".
"Se da primeira vez o evento foi muito bom, da segunda vez tenho a certeza que será ainda melhor", perspetivou.
Entusiasmada pelo regresso a Cascais, a diretora internacional de eventos da Harley-Davidson, Bev English, salientou que o concelho "é um dos melhores lugares" para a realização da concentração devido "ao clima, aos equipamentos, aos hotéis de grande qualidade e às praias maravilhosas".
Segundo informação da autarquia, os destaques para a edição deste ano são as demonstrações de motas, um bar de praia, os concertos e a "parada mítica", que fará o percurso do circuito Estoril-Carcavelos-Cascais.
O evento contará com 200 agentes de segurança por dia e mais de 150 voluntários.
Esta é a 28.ª edição do encontro europeu anual de motas norte-americanas.
Sete anos depois do último encontro no município, Carlos Carreiras disse, em janeiro, estar convencido de "que vai ser mais um sucesso" e lembrou que o evento "vai ser coincidente com os Santos Populares".
Depois de Cascais, a concentração europeia de condutores de Harley-Davidson também já passou por cidades como Roma, em Itália, e Praga, na República Checa.
Desde a tradicional Parada que se espera vir a envolver mais de 20.000 Harleys vindas de toda a Europa, vai ser possível vivenciar a experiência do "mundo Harley-Davidson" com uma arena de demonstrações, uma exposição com os últimos modelos de Harley-Davidson, um espetáculo exclusivo de motas personalizadas, áreas de compras de tudo o que está relacionado com a icónica marca. O evento vai, ainda, contar com um bar Harley na praia com música ao vivo e barbecue, dois palcos para animação musical na Baía e na Cidadela, assim como visitas programadas dos visitantes aos pontos mais emblemáticos do concelho.
Muitas novidades e sorteio de uma Harley
" Este ano vamos ser maiores e melhores do que em 2012, com mais gente", garantiu Manuel Olaio, responsável pela Harley-Davidson Portugal.
"Uma festa desta envolve muitos e muitos meses de trabalho", afiançou aquele que teve a ideia de trazer para o nosso país o Rally Anual Europeu do Grupo de Proprietários de Harley-Davidson (H.O.G.).
"Não estamos no Centro da Europa e por isso é um pouco mais difícil a logística de trazer as pessoas até cá. Só um evento com a qualidade daquele que fizemos há sete anos tornou isso possível", explicou, ainda, Manuel Olaio, acrescentando que "há movimentos enormes por toda a Europa que querem vir e para isso traçámos viagens e rotas de propósito com paragens em sítios estratégicos para as pessoas se conhecerem e fazerem deste 28º Rally uma experiência única".
Mas, um evento desta natureza não se faz sem que exista um complexo planeamento, já iniciado em 2018, por parte do Município de Cascais.
" Cascais está a preparar tudo aquilo que é preciso para receber este evento", afirmou Fernando Ferreira Marques que lidera a organização deste evento por parte do Município de Cascais. Uma das medidas necessárias foi o alargamento do perímetro relativamente a 2012, começando no Jardim Visconde da Luz até ao Hipódromo Municipal Manuel Possolo já que "se esperam mais motas e mais pessoas".
Para aguçar o apetite Fernando Ferreira Marques adiantou que "haverá muitas atividades diárias que vão surpreender todos os que quiserem vir".
Entre esses "happenings", Fernando Ferreira Marques desvenda a ponta do véu: " estamos ainda a estudar a possibilidade de sortear uma Harley-Davidson entre todas as pessoas que vão participar no evento e que é muito provável que possa vir a acontecer"
No que se refere à segurança, Fernando Ferreira Marques, garantiu que está a ser feito "tudo e de tudo" para repetir os números de 2012: " Zero acidentes e zero incidentes".
"Todas as forças de segurança centrais e locais estão envolvidas e preparadas nas mais variadas vertentes", garantiu o homem ao leme da organização do evento.