Exposição Picasso Mestre Universal em Algés já foi visitada por 15 mil pessoas
Cerca de 15 mil é o número de pessoas que já passou pelo Palácio Anjos, em Algés, para visitar a exposição Picasso. Mestre Universal. Apresentada pelo Município de Oeiras, em colaboração com a c2c Creación y Gestión de Proyectos Culturales e a Fundação Fran Daurel, esta exposição, constituída por 66 obras do artista malaguenho, vai ficar patente ao público até ao dia 30 de abril e a entrada é livre.
Na obra de Picasso, há uma enorme versatilidade presidida pela unidade e uma permanência de pensamento que é transversal às suas obras. Nesta exposição, Picasso. Mestre Universal, com curadoria de Helena Alonso, uma cuidadosa seleção de obras manifesta as inúmeras conexões que o artista estabelece entre a cerâmica, o desenho e a gravura, sem esquecer que a literatura e a palavra vinculam toda a sua obra.
As obras provêm de coleções particulares, destacando especialmente aquelas que pertencem à Coleção Fran Daurel, entre as quais se incluem todas as cerâmicas, desenhos e obra gráfica. Também estão presentes, outras coleções particulares, como a Coleção Mouvant.
Com o fim de mostrar a grande diversidade da produção de Picasso e a sua relação entre os diferentes meios expressivos, apresentamos uma seleção de obras que vão desde a primeira série gráfica, a "Suite dos Saltimbancos", criada entre 1904 e 1906 e reunida como série por Vollard em 1913, até um exemplar da que é conhecida como a sua ultima produção em cerâmica, datada de Março de 1971, apenas dois anos antes da sua morte.
"Suite dos Saltimbancos", é aqui representada por um conjunto de obras gráficas de diferentes tamanhos, que viriam a ser concebidas mais tarde em trabalhos sobre tela.
A exposição conta ainda com um vasto conjunto de Cerâmicas - Peças únicas e seriadas, desenhos e obra gráfica, que Picasso realizou ao longo da sua vida, bem como a "Suite Sable Mouvant", série de litografias que exemplificam a colaboração de Picasso com os poetas mais importantes das vanguardas.
Recorde-se que a exposição abriu as portas ao público no passado dia 24 de janeiro.
Horário:
Terça a sexta. 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h30)
Sábados e domingos. 12h00 às 18h00 (última entrada às 17h30)
Encerra às segundas, feriados e 24 e 31 Dezembro
ENTRADA LIVRE