Ford BlueCruise: já é possível viajar pela Europa sem tocar no volante ou nos pedais

15-10-2024

Sistema está agora disponível nos modelos Mustang Mach-E em determinados troços da rede de autoestradas e vias rápidas em Portugal, cobrindo mais de 4.100 quilómetros. Com vídeo:

A tecnologia exclusiva BlueCruise1 da Ford para condução sem mãos pode agora ser utilizada e usufruída num total de 15 países europeus, após a aprovação da Comissão Europeia.2 Esta tecnologia permite o acesso a mais de 133.000 quilómetros de estradas designadas em toda a Europa, conhecidas como Blue Zones, permitindo aos clientes viajar por estrada através de vários países. Por exemplo, um cliente pode conduzir com BlueCruise ao longo de seis países, da Suécia a Itália, e percorrer quase 3.000 quilómetros, durante mais de 25 horas, sem utilizar as mãos.

O avançado sistema de assistência à condução de Nível 2 "sem mãos, olhos na estrada" é agora também o sistema mais difundido do seu género na Europa, estando o BlueCruise disponível e aprovado para compra pelos clientes em todos os novos veículos Mustang Mach-E comercializados num total de 20 países de todo o mundo. Além disso, os proprietários de veículos Mustang Mach-E de versões anteriores poderão, em países selecionados, receber uma atualização de software no futuro para ativar o BlueCruise.3

Em 2023, o BlueCruise foi o primeiro sistema do género a obter aprovação, quando foi lançado na Grã-Bretanha, e tornou-se o primeiro sistema avançado de assistência ao condutor a oferecer uma verdadeira condução mãos-livres à velocidade de autoestrada na Europa.

"Acreditamos que o BlueCruise pode tornar a condução mais fácil e mais agradável, quer estejamos retidos num engarrafamento ou numa longa viagem, e esta recente decisão vai permitir-nos oferecer a ainda mais clientes o acesso ao BlueCruise em toda a Europa", declarou Ashley Lambrix, Diretora-Geral BlueCruise, Ford Motor Company. "A expansão da disponibilidade das Blue Zones para além da Grã-Bretanha, Alemanha e Espanha é também um marco importante para nós, pois permitirá aos clientes utilizar o BlueCruise em viagens por estrada através de vários países."

Quando o BlueCruise é ativado, o sistema controla a direção, a aceleração, a travagem, a posição na faixa de rodagem e as distâncias de segurança em relação ao veículo da frente, monitorizando as marcas rodoviárias, os sinais de velocidade e a evolução das condições de trânsito, desde a velocidade em autoestrada até à imobilização total em engarrafamentos. Os condutores que utilizem o BlueCruise nas Blue Zones podem conduzir sem as mãos no volante, desde que continuem a prestar atenção à estrada.

De forma a garantir que os condutores mantêm os olhos na estrada enquanto não têm as mãos no volante, uma câmara virada para o condutor sob o painel de instrumentos verifica o olhar e a posição da cabeça do condutor, mesmo quando este usa óculos de sol.

Os clientes podem usufruir de um período experimental gratuito de 90 dias para conhecerem a forma como a BlueCruise torna as viagens longas ou o trânsito em "pára-arranca" mais agradáveis e menos cansativas. Após o período de teste gratuito, os clientes podem ativar uma subscrição anual ou mensal, que pode ser cancelada ou renovada a qualquer momento. Este modelo de assinatura mensal facilita a ativação do BlueCruise no momento que melhor se adapta aos seus planos de condução.

Existem mais de 420.000 veículos equipados com BlueCruise nas estradas de todo o mundo, distribuídos por modelos Ford e Lincoln. Foram percorridos, em todo o mundo, mais de 342 milhões de quilómetros com a utilização do BlueCruise, totalizando mais de 3,1 milhões de horas de condução.4

Os clientes têm a oportunidade de experimentar o Ford BlueCruise 1 durante 90 dias; este período experimental gratuito pode ser ativado a qualquer momento durante o primeiro ano desde a aquisição do veículo. No final deste período, ou em qualquer outro momento da sua vida com o Mach-E, os clientes têm a opção de ativar o sistema por uma taxa mensal de 24,99 euros. Além disso, e para satisfazer as necessidades dos utilizadores regulares e ocasionais, não existe um compromisso de adesão mínimo para a ativação. Por exemplo, um cliente pode registar este serviço durante um único mês para o utilizar ao longo de uma única viagem e só voltar a ativá-lo um ano mais tarde.