Fundo Verde disponibiliza três milhões de euros para apoiar famílias de Cascais
A LEROY MERLIN apresenta soluções alinhadas com o Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade e apoiando a transição energética no município de Cascais.

Num cenário de crescente preocupação com o consumo intensivo e desafios impostos pela urbanização, as medidas de eficiência energética e a transição para fontes renováveis assumem um papel estratégico. Com o objetivo de fazer face aos desafios impostos, foi aprovado o Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais, que visa apoiar financeiramente as famílias do concelho de Cascais, na concretização de medidas de eficiência e transição energética em edifícios, habitações ou espaços de trabalho.
O Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais, disponibiliza três milhões de euros para apoiar famílias, ou seja, pessoas singulares que sejam proprietárias, co-proprietárias ou arrendatárias de residência no concelho de Cascais. Este fundo constitui o primeiro fundo público na área ambiental a adotar um modelo de transferência antecipada para os mais carenciados, garantindo que a transição energética se torne acessível para todos. Esta iniciativa não só contribui para a redução dos custos com energia das famílias, como alavanca o processo de transição energética rumo à descarbonização do concelho. Assim, cumpre os compromissos estabelecidos no Roteiro para a Neutralidade Carbónica Cascais 2050.
Comprometida com o apoio a projetos que valorizem a sustentabilidade e o uso de energias renováveis, a LEROY MERLIN reforça o seu compromisso com a sustentabilidade, mantendo-se ao lado dos clientes e disponibilizando a informação e os produtos certos para apoiar a transição energética da casa.
João Lavos, Diretor de Impacto Positivo e Sustentabilidade da LEROY MERLIN, afirmou, "Acreditamos que os programas de apoio à transição energética são ferramentas fundamentais de aceleração deste processo crítico na luta contra as alterações climáticas, além de garantirem uma transição justa que não deixa ninguém para trás. O nosso objetivo alinhado com o nosso propósito é Fazer da Casa um Lugar mais Positivo para Viver, consubstanciado nesta transição energética que comporta iniciativas passivas e ativas de melhoria da sua eficiência energética. Por isso, trabalhamos ativamente na construção, competitividade e disponibilidade da nossa oferta de soluções para a eficiência energética, sendo a nossa maior contribuição para potenciar os fundos governamentais ambientais, como o Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais. Estes fundos são alavancas de aceleração da transição energética e têm impacto real na qualidade de vida das famílias, visto que a implementação destas soluções melhora o conforto e salubridade das casas. Suportados neste programa queremos ajudar todas as famílias do concelho de Cascais a tornar as suas casas mais sustentáveis, reduzindo consumos, custos e a pegada ecológica e aumentando o conforto."
O Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais está estruturado em cinco tipologias de apoio, abrangendo diferentes áreas essenciais para a eficiência energética e a utilização de energias renováveis. A primeira tipologia prevê a instalação ou substituição de janelas por modelos mais eficientes, com classe energética mínima "A", contribuindo para um melhor isolamento térmico.
A segunda tipologia destina-se à aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, pavimentos, paredes e portas de entrada, reduzindo as perdas energéticas dos edifícios. A terceira tipologia apoia a implementação de sistemas de aquecimento e arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que utilizem energias renováveis, como bombas de calor (classe energética mínima "A"), sistemas solares térmicos, caldeiras e recuperadores a biomassa com elevada eficiência (classe mínima "A") e termoacumuladores elétricos que substituem esquentadores a gás (classe mínima "B"). A quarta tipologia foca-se na instalação de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo, com ou sem armazenamento.
Por fim, a quinta tipologia, promove a substituição de equipamentos menos eficientes por alternativas energeticamente mais sustentáveis, incluindo frigoríficos (mínimo classe "C"), máquinas de lavar roupa (classe "A"), máquinas de lavar loiça (classe "C"), bem como a troca de placas a gás por placas de indução e de fornos a gás por fornos elétricos com classe mínima "A+".
Para apoiar os consumidores no acesso ao Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais, a LEROY MERLIN disponibiliza soluções para cada tipologia do programa, promovendo a eficiência energética e a utilização de energias renováveis. Para a substituição de janelas por modelos mais eficientes, destaca-se a Janela de PVC OSCILO BATENTE 100X115CM (para mosquiteira), que melhora o isolamento térmico das habitações. No apoio à climatização e aquecimento de águas, encontram-se a Bomba de calor AQS MURAL 110L A+ HAIER, que reduz o consumo energético, a Caldeira a pellets 23KW RED 25, que alia eficiência e sustentabilidade, e o Termoacumulador elétrico 80L wi-fi Ariston Lydos G+, que permite uma gestão otimizada do consumo energético. Para incentivar a produção e armazenamento de energia renovável, a LEROY MERLIN disponibiliza o Módulo fotovoltaico Risen 550W, que maximiza a captação solar, a Bateria Huawei Luna 5 kWh, que permite armazenar energia de forma eficiente, e o Kit Solar PACK ZERO+AX170 XUNZEL 15kWhd, uma solução completa para produção e armazenamento de eletricidade renovável, isolada da rede elétrica.
Estes e outros produtos vêm acompanhados de um serviço de instalação especializado, realizado por técnicos instaladores locais que garantem uma instalação eficiente, segura, que otimiza o desempenho dos equipamentos, e em total conformidade com as normas de segurança.
Encontre todas as soluções para dar os primeiros passos na transição energética nas lojas da LEROY MERLIN, na app ou em leroymerlin.pt.