Novo Kia Ceed: Europeu e pronto!

15-10-2018

Modelo de referência para a marca, desde que em 2007 conseguiu uma autêntica revolução nos seus objectivos comerciais, o Kia Ceed entrou na sua terceira geração. Como vem sendo apanágio, o mais europeu dos modelos sul-coreanos está cada vez melhor e não mostra complexos quando comparado com os principais rivais do segmento.

A nova geração mantém o comprimento (4,32m) e a distância entre eixos, mas é 2 cm mais larga e 2,3 cm mais baixa. No entanto, lá dentro, o novo Ceed parece mais espaçoso, com ganhos nos lugares traseiros e na bagageira (395 l).

Desenhado e desenvolvido na Alemanha e fabricado em Zilina, Eslováquia, este familiar compacto revela alguma inspiração estética no topo de gama Kia Stinger, nomeadamente na zona frontal, onde sobressaiem a grelha 'tiger nose', os pára-choques, os faróis e os farolins em LED.

Voltando ao habitáculo, a evolução também é palavra de ordem, com destaque para a boa qualidade de materiais e revestimentos utilizados, com notável qualidade de montagem. O tablier está centrado no condutor, seguindo a moda de implantação de um tablet de 7 ou 8'' na zona central e um painel de instrumentos recheado de informação e de fácil consulta.

A qualidade e conforto dos bancos também está ao nível dos melhores, sendo que uma das versões que tivemos ocasião de ensaiar (1.6 CRDi 7 DCT TX), tinha aquecimento em todos os lugares e ventilação nos bancos da frente. Também o pára-brisas e o volante são aquecidos, extras que dão algum jeito durante os meses de frio que se aproximam.

De resto, é ao nível do equipamento, mesmo nas versões de entrada na gama, que o Kia Ceed ganha pontos à concorrência franco-germânica. O sistema de som JBL com sete colunas é apenas um aperitivo para um conjunto de gadgets que inclui carregamento de smartphone por indução e sistema de infotainment compatível com Apple Car Play e Android Auto.

Surpreendente é também a acção dos sistemas Lane Foollowing Assist e Smart Cruise Control, que tornam o Ceed no primeiro modelo da Kia a a alcançar o nível 2 de condução autónoma. Quer isto dizer que o Ceed consegue orientar-se sozinho durante alguns segundos se tirarmos as mãos do volante, mantendo a distância para o veículo da frente, juntando-se ainda a travagem automática de emergência que detecta obstáculos, ciclistas ou peões, evitando colisões e atropelamentos.

A lista de equipamentos é longa, mas não podia excluir as ajudas ao estacionamento, com câmara de visão traseira e parqueamento automático, chave inteligente Keyless, ar condicionado automático, entre muitos outros...

A suspensão dianteira McPherson tem nova geometria, há novos amortecedores e barras estabilizadores menos rígidas, o que aliado às jantes de 17'' e a pneus 225/45 garante excelente comportamento dinâmico, embora com algum prejuízo (sem ser perturbador) ao nível do conforto (em pisos irregulares).

Nos ensaios efectuados pelo Regiãonline, foram utilizadas as motorizações 1.6 CDRi de 136 cv e caixa automática de 7 velocidades, que revelou suavidade mas muita competência, e o três cilindros turbo a gasolina 1.0 T-GDi, de 120 cv, que constitui uma agradável surpresa.

A oferta contempla ainda os motores 1.4 t-GDi de 140 cv e o Diesel 1.6 CRDi de 115 cv.

Falando da opção a gasolina de três cilindros, podemos afiançar que é uma excelente alternativa para os que temem o fim do gasóleo. Tanto mais que oferece consumos simpáticos, na casa dos 6,2 l/100 km (não muito longe dos 5,5l /100 km anunciados pela marca) e prestações verdadeiramente surpreendentes para um motor desta dimensão. Os 120 cv e os 172 Nm garantem uma velocidade máxima de 190 km/h e 11,1 segundos dos zero aos 100 km/h. Tudo sem grande alarido, com insonorização perfeita, e com ajuda da bem escalonada caixa de seis velocidades.

Quanto ao 1.6 CDRi de 136 cv, igualmente pouco ruidoso, com caixa de dupla embraiagem que torna a condução suave mas de resposta pronta em todo o tipo de condução, oferece médias de consumo na casa dos 6,0 l/100 km.

Os preços de venda são outras das boas surpresas que a Kia junta à garantia de sete anos para atrair mais clientes. Nesta fase de lançamento, os descontos permitem valores a começar nos 22.500€, o que para um carro com tanto equipamento e qualidade de construção é francamente recomendável.

Paulo Parracho

Saiba mais sobre este modelo: