Primeiro barco movido a hidrogénio do mundo atraca em Lisboa
O primeiro barco movido a hidrogénio em todo o mundo chega a Lisboa, à Doca da Marinha, frente ao Campo das Cebolas, para partilhar a missão da sua expedição à volta do mundo "Odisseia para o Futuro", que tem por objetivo encontrar soluções inovadoras para proteger o planeta.
A exposição itinerante do Energy Observer, estará aberta ao público de 21 a 30 de setembro, entre as 10h e as 20h, na Doca da Marinha, permitindo aos visitantes conhecer o barco através de uma experiência de realidade virtual e projeções 360º. O barco ficará ancorado no Tejo, frente ao Cais das Colunas durante todo o período da exposição.
Depois de Veneza, em Itália, e Valência, em Espanha, o barco chegou à capital portuguesa no dia 18 de setembro para mais uma paragem na sua "Odisseia para o Futuro", uma viagem à volta do mundo durante 6 anos, e que passa por 50 países e 101 portos de escala.
Esta embarcação do futuro, movida a energia elétrica, testa em condições extremas uma arquitetura energética inovadora baseada num sistema de produção, gestão e armazenamento inteligente da energia. Graças à mistura de energias renováveis produzidas a bordo (solar, eólica e de marés), de baterias duplas de armazenamento, e do hidrogénio produzido a bordo a partir da eletrólise da água do mar, o barco é autónomo em termos de energia.
A Engie, enquanto
player global de energia e operador especializado em
eletricidade, gás natural e serviços de energia, associou-se desde a
primeira hora a esta travessia que contribui para a procura de soluções
para uma transição energética mais limpa, promovendo o uso
de energias renováveis na mobilidade marítima e terrestre.