Rallye das Camélias: Carlos Fernandes com vitória inequívoca
Carlos Fernandes e Valter Cardoso levaram o seu Mitsubishi Carisma GT a mais um triunfo na prova organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal. O triunfo do piloto de Sintra não sofre qualquer contestação, tal o domínio exercido face à concorrência.

A história de mais um sucesso de Carlos Fernandes no bilstein group Rallye das Camélias é fácil de contar: O piloto de Sintra entrou ao ataque desde o primeiro quilómetro contra o cronómetro, registando vitórias nas duas especiais da secção inaugural matinal (Parque Natural Sintra/Cascais (11,66km) e Codeçal (7,99km)) e continuando a dominar na sessão da tarde, vencendo a dupla passagem por Tapada Mafra (11,33km), chegando assim à parte final do rali (percorrida no fecho de tarde e no início da noite) com um robusto avanço de 41,5 segundos sobre André Cabeças e Miguel Castro, com estes a estarem a protagonizar uma prova em crescendo, levando o Ford Fiesta R5 a galgar posições.
Bem perto do piloto da Shore, um trio discutia taco-a-taco um lugar no pódio.
Pedro Clarimundo, navegado por Mário Castro, rodava então a apenas 12,7 segundos de cabeças, mas o piloto do Skoda Fabia R5 tinha 'à perna` um endiabrado João Rodrigues, que estava a protagonizar, juntamente, com o seu navegador Bruno Carvalho, uma exibição de luxo aos comandos de um Renault Clio Rally4, com o qual para além de estar a discutir a geral, ousava ainda dominar por completo a questão das 2RM.

Entre Clarimundo e Rodrigues a diferença era de apenas 4,3 segundos e ainda tinham de olhar de forma bem atenta para os 'mundialistas' Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, que, usando o histórico Mitsubishi Lancer EVO III, estavam, como é seu apanágio, a discutir olhos nos olhos com as duplas dos carros mais recentes e competitivos, quedando-se a uns mínguos 1,8 segundos de João Rodrigues e a 6,1 de Pedro Clarimundo, apesar dos problemas que tinham sentido com a caixa de velocidades na fase inicial do rali. E o melhor de Rui Madeira ainda estava para vir...
O desfecho do Bilstein Group teria como cenário a mítica especial de Sintra (9,68km), percorrida duas vezes, a espaços debaixo de alguma chuva e, sobretudo na segunda passagem, com o nevoeiro a aparecer para tornar a missão ainda mais árdua.
Se, na liderança, Carlos Fernandes entrou em modo de gestão e, levantando um pouco o pé, ultrapassou as dificuldades sem problemas, arribando aos Jardins do Casino do Estoril para comemorar mais uma vitória nas Camélias, na estrada os muitos milhares de espetadores assistiram a um recital de Rui Madeira.
O craque que deu a Portugal a primeira Taça do Mundo de Grupo N de Ralis, venceu os dois troços de forma sublime, saltando da 5ª posição para o 2º lugar da geral final, a que juntou ainda o triunfo entre os Históricos. E, mesmo sabendo que Carlos Fernandes esteve a controlar, é de realçar que Rui Madeira 'devorou' 32,6 segundos da desvantagem que tinha para os líderes e futuros vencedores, chegando ao Estoril a apenas 27,7 segundos. Notável!

Logo atrás, Pedro Clarimundo assegurava com dificuldade o último degrau do pódio absoluto, terminando a 48,1 segundos de Carlos Fernandes, tendo bem perto João Rodrigues, que viu o pódio à geral fugir-lhe por apenas 5,4 segundos, mas juntou a um excelente 4º lugar absoluto, uma vitória musculada entre as equipas que discutiram o triunfo nas 2RM. A exibição do piloto de Mafra com o Clio foi mais uma demonstração de que merece uma oportunidade no CPR2RM.
A noite sintrense foi aziaga para as pretensões de André Cabeças. O piloto da Shore sentiu muitas dificuldades no nevoeiro que se instalou na serra, mercê de uma má escolha nos faróis utilizados, caindo de 2º para 5º, concluindo a prova a 1:30,7 da frente.
Logo atrás, o 6º lugar foi reclamado por mais um dos pilotos em destaque nas Camélias. Diogo Mil-Homens 'voou baixinho' com o seu bem preparado Toyota Starlet, reclamando ainda o 2º lugar nas duas rodas motrizes, pecúlio mais do que merecido para os 'milagres' que o piloto navegado por Pedro Oliveira faz aos comandos do pequeno carro nipónico.
Nesta refrega das 2RM, o pódio ficou completo com o Renault Clio Sport de Carlos Neves e João Reis, sempre muito consistentes e competitivos ao longo do rali, sendo disso também reflexo terem alcançado um muito positivo 8º lugar da geral.

Concluíram 49 das 65
equipas que alinharam à partida. Um naipe de participantes em quantidade e
muita qualidade, que premiou a excelente organização do Clube de Motorismo de
Setúbal e o esforço tremendo feito pelo clube sadino, juntamente com as
autarquias de Cascais, Mafra e Sintra e os seus patrocinadores, para montar
esta edição muito especial, dedicada ao malogrado Luís Caramelo, figura
importante no regresso desta prova única no carisma e na relevância para os
amantes da modalidade, que, aliás, corresponderam em grande número,
contribuindo assim para o sucesso do rali.
Fim-de-semana difícil para Gil Antunes e Alex Ramos que não desanimam!
Gil Antunes e Alex Ramos tiveram um sábado azarado no Rally das Camélias que passou pelas estradas de Sintra e Mafra, a dupla não desanimou e já está de olhos postos nas próximas provas.

A dupla começou por obter um bom ritmo logo na primeira especial cronometrada ao conquistar um 5º lugar na mesma, ao volante do Dacia Sandero Rally 2 Kit, um automóvel com o qual a equipa não competia há cerca de 1 ano.
Na segunda especial o azar bateu à porta de Gil Antunes e Alex Ramos que partiram uma manga de eixo ao Dacia Sandero, o que impossibilitou a continuidade no Rali.
Embora o fim-de-semana não tenha ocorrido conforme as expectativas, piloto e co-piloto não desanimam: "Estávamos a divertir-nos bastante e a fazer quilómetros em equipa, o que era o principal objetivo deste rali, infelizmente, tivemos este percalço que resultou num abandono muito precoce, mas já estamos a pensar na próxima, o ano vai ser interessante e desafiante." Diz o piloto Gil Antunes
Para Alex Ramos, este rali "soube a pouco": "Estava-me a adaptar à condução do Gil e a ditar notas, este rali seria um ótimo teste para aperfeiçoar algumas coisas, mas os azares acontecem e o ano ainda agora começou."
A equipa Gil Antunes Competição terá um ano muito preenchido já que vai participar no Peugeot Rally Cup Ibérica com o Peugeot 208 Rally 4, um troféu monomarca muito competitivo e com provas além fronteiras.
"Decidimos fazer o Troféu Peugeot Rally Cup Ibérica este ano, será mais uma excelente experiência para nós, uma boa forma de nos mantermos no ativo e de ganharmos alguma competitividade, pois é isso que estes troféus monomarca com automóveis iguais promovem. Nós terminamos agora um bonito capitulo em que estivemos 10 anos ligados ao Grupo Renault e iniciamos outro ao recuperarmos uma parceria com a Sofrapa que tem ligações ao Grupo Stellantis." Acrescenta o piloto Gil Antunes
A próxima prova da dupla Aruilense é já o Rally Casinos do Algarve dias 28 e 29 de Março.