Torres Vedras celebra tradição vinícola, gastronómica e promove Festival Acordeões do Mundo
O argentino Melingo e o trio polaco Janusz Prusinowski vão estar no Festival Internacional Acordeões do Mundo, integrado nas Festas da Cidade de Torres Vedras, entre 26 de outubro e 11 de novembro.
Ofestival arranca em 1 de novembro com a dupla portuguesa Vítor Ruas e João Barradas, que, entre outros prémios, arrecadou por duas vezes do Troféu Mundial de Acordeão, a apresentar o espetáculo 'Diálogo', caracterizado por uma "variação e multiplicidade idioletal", refere o site oficial do evento.
No dia seguinte é a vez do argentino Melingo, que, influenciado pelo seu passado musical, apresenta um concerto que vai desde "o lado maldito do rock de Nick Cave e da 'chanson' de Serge Gainsbourg até à condição de banda sonora das vielas de Buenos Aires" e ao tango.
O festival continua em 8 de novembro com o trio polaco de Janusz Prusinowski, "essencial para o renascimento da música popular polaca" a partir da sua "polska", um tipo de acordeão feito à medida e que já não se fabrica.
O evento termina um dia depois com o concerto dos portugueses Danças Ocultas, a celebrarem os 30 anos de carreira, inspirados pela "música de câmara, do Nuevo Tango e de outras músicas tradicionais urbanas", como o folk.
Os quatro concertos, com entrada paga, realizam-se às 21h30 no Teatro-Cine de Torres Vedras, no distrito de Lisboa.
O festival divide-se ainda por um 'Baile do Acordeão', em 3 de novembro, pelo grupo Cochayuyo, oriundo de Itália e França, e pelas "merendas do acordeão", que levam as sonoridades do instrumento a vários espaços públicos do concelho, entre 20 de outubro e 11 de novembro.
O Festival Acordeões do Mundo integra as Festas da Cidade de Torres Vedras 2019, que se realizam entre 26 de outubro e 11 de novembro.
Além de tasquinhas gastronómicas com animação diária, o programa integra concertos com Susana Félix (30 de outubro) e Raquel Tavares (6 novembro), o Festival das Vindimas, um cortejo etnográfico com ranchos folclóricos, um fórum sobre inovação nos vinhos e gastronomia, o Festival do Pastel de Feijão e Mostra de Uvada, desfile de bandas filarmónicas, uma exposição e passeio de máquinas agrícolas antigas e provas desportivas.
As Festas da Cidade são de entrada gratuita, à exceção do Festival Acordeões do Mundo, dos dois concertos de Susana Félix e Raquel Tavares e do Festival das Vindimas, cujos bilhetes custam cinco euros.
As festas, que são organizadas pela Câmara Municipal e pela empresa municipal Promotorres, encerram em 11 de novembro, feriado municipal em Torres Vedras.